sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O Caçador de pipas - Khaled Hosseini

Bom dia!

E nessa sexta-feira com cara de segunda, como faz? rsrs
Vida de funcionário público essas horas valem a pena - (tô de recesso,yeh) :D

Faz muito tempo que não faço resenhas (desde a faculdade) e me deu vontade de escrever sobre um livro que eu simplesmente A-M-E-I, diferente do filme. Li o livro antes de ver o filme, e quando fui assistir, esperei sentir a mesma emoção que o livro me passou, e não tive sucesso, rs .. senti falta de muita coisa do livro, no meio do filme eu já estava meio que, estressada! haha

Sinopse:
O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado. 

Bom, mas vamos à resenha!



O Caçador de pipas, conta a história de Amir, um garoto que perdeu a mãe logo em seu parto e vive com o pai, que no livro é chamado de ''baba''. Por ser uma família muito rica, com eles, viviam dois empregados: Ali e Hassan. Mesmo sendo um empregado, Hassan e Amir eram muito amigos, eles passavam muito tempo juntos e se divertiam bastante. Um dos seus divertimentos era o torneio de pipas que Amir queria de toda forma ganhar, para impressionar o pai, que não lhe dava muita atenção. E é neste torneio que Amir nunca mais é o mesmo, e sua amizade com Hassan é quebrada.  O que ele não sabia é que Hassan era muito mais que um amigo. Com esses acontecimentos a vida de Amir começa a mudar e toma rumos que surpreende o leitor. 
Com o passar do tempo, Amir se sente perseguido pela história do dia do torneio, mesmo a vida lhe dando uma oportunidade de consertar o que ele fez, não é nada fácil, ou melhor, quase impossível.

Ler esse livro foi uma experiência maravilhosa e sem dúvida é uma história excepcional. Mesmo sendo o personagem principal, tinha vezes que eu queria socar Amir,( haha) pois mesmo sendo 'amigo' ele debochava de Hassan por não saber ler e escrever. Diferente de Hassan, por quem eu me apaixonei - :D ele era bondoso e teria coragem de dar a vida pelo amigo.
É um livro emocionante, só o final que é tristinho e deixa à imaginação do leitor.


Frases:

-''Por você eu faria isso mil vezes!"

-"Poderia ter sido diferente se eu tivesse dito alguma coisa naquela hora. Mas, não disse."

- "Antes de se sacrificar por alguém, pense nisso: Será que ele faria a mesma coisa por você?"


Se você já leu - O Caçador de pipas, me conte o que achou!
Beijinhos.

Por: Nayara Storbem