segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O menino do pijama listrado - John Boyne

Bom tarde meus amores!

Como uma de minhas paixões é a literatura (só não tenho muito tempo pra escrever-mas adoro) vou postar sobre um livro que eu simplesmente amei, mas chorei! rs

O menino do pijama listrado - John Boyne

"Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável."



Vi o filme antes de ler o livro e me surpreendi com a adaptação para o cinema, o filme é muito fiel às palavras de Boyne.

O livro ofusca toda a II Guerra Mundial, ele não nos dá detalhes da guerra, e sim o drama sofrido pelas pessoas que participavam de algum modo dela.


Bruno é um garoto de 9 anos que é obrigado a partir de Berlim para um lugar deserto, devido ao emprego do pai, um comandante de elite nazista, que é diretor de um campo de concentração que aliás não deixava o filho saber qual era seu verdadeiro serviço. Quando chega na casa nova, Bruno se sente solitário e nada satisfeito com a mudança querendo voltar para a antiga casa, pra ficar perto de seus três melhores amigos. Ao perceber que não tem solução, Bruno começa explorar o lugar, e a única coisa possível de ser visualizada por Bruno, era a estrada e ao longe uma grande cerca, com várias pessoas do outro lado vestidas de pijama listrado. Enquando caminhava ao redor da cerca ele encontra um menino chamado Shmuel, que é um judeu, prisioneiro no campo em que seu pai é diretor. A amizade entre os dois é espontânea e essa é a principal lição do livro.  Bruno não entende porque Shmuel não pode ir para o outro lado da cerca brincar com ele e vice-versa. A inocência de ambos é bem clara durante os diálogos que costumam ter, assim como a conversa de uma criança da mesma idade dos protagonistas. Aos poucos em que a amizade entre eles vai crescendo, Bruno começa a tentar entender os mistérios sobre a nova casa, o trabalho do seu pai e aquela cerca que impede que ele e Shmuel fiquem do mesmo lado e com todas aquelas pessoas de pijama.


 É claro que o livro trata de uma amizade inocente entre duas crianças  que pouco sabiam sobre o nazimo. Uma judia, outra alemã, numa época em que essa diferença era questão de sobrevivência. A narrativa é muito simples, e por isso consegue prender tanto o leitor.A simplicidade e a facilidade de entendimento, também cooperam para que quem lê o livro se apaixone pela história, pelos dois meninos e sua amizade pura e muito bonita.

É emocionante e vale muito a pena ler!
Se você já leu, me conte o que achou :)

Por: Nayara Storbem